Como é feita a reciclagem dos resíduos plásticos?
15/07/2022A reciclagem se tornou um assunto amplamente discutido nos últimos anos. A população tem crescido, a geração de resíduos também, boa parte deles plásticos, e o meio ambiente não consegue sustentar isso por muito tempo, nem reverter essa situação sozinho. Por isso, a reciclagem é essencial para reduzir o volume desses resíduos que poluem nossas cidades, florestas, rios e oceanos, e para diminuir a exploração de recursos naturais.
Mas, afinal, como funciona o processo de reciclagem do plástico?
De maneira geral, a reciclagem de resíduos plásticos tem 3 etapas:
Coleta e separação → os materiais coletados passam por uma triagem, sendo separados por material de composição (PET, PEAD, PP, etc).
Revalorização → aqui, o material separado é processado e se torna matéria-prima para novas aplicações.
Transformação → por fim, a resina reciclada se torna um novo produto.
Quais são os tipos de reciclagem?
Reciclagem Mecânica
A reciclagem mecânica é o tipo mais comum. Ela consiste em transformar resíduos plásticos pós-industriais e pós-consumo em pequenos grânulos prontos para serem reaproveitados na produção de novos produtos.
Para que isso aconteça, o material passa pelas etapas de trituração, lavagem e reprocessamento. Nessa última fase, o resíduo sofre uma alteração no seu formato causada pela temperatura, mas suas propriedades químicas são conservadas.
Reciclagem Química
A reciclagem química, por outro lado, é um método mais elaborado, mas que apresenta algumas vantagens operacionais, como, por exemplo, não precisar de uma triagem tão cuidadosa, já que é um processo mais tolerante à presença de impurezas.
Esse tipo de operação reprocessa o plástico até transformá-lo em uma matéria-prima petroquímica básica, ideal para a produção de soluções de alta qualidade.
Também vale mencionar que a reciclagem química é um processo mais caro e que demanda grandes quantidades de resíduos para ser eficiente economicamente, por isso, ainda é um método menos utilizado.
Reciclagem Energética
Por fim, temos a reciclagem energética, que consiste em transformar os resíduos plásticos em energia térmica e elétrica por meio da incineração, aproveitando o poder calorífico presente no plástico.
Um dos pontos positivos desse método, além de ser uma matriz energética, é servir como uma alternativa produtiva para a destinação de resíduos que poderiam terminar em aterros sanitários ou lixões. Esse modelo é utilizado por mais de 30 países no mundo, nos quais 150 milhões de toneladas de lixo são tratadas todos os anos em 750 usinas de reciclagem, gerando 10.000 MW de energia utilizada para diversas finalidades. No Brasil, porém, a reciclagem energética ainda não é praticada.
O caso do PET
A reciclagem de PET, material muito usado na produção de garrafas de bebidas e embalagens de produtos de limpeza, é um caso de sucesso. O material é valorizado, despertando o interesse de toda a cadeia produtiva, de catadores a recicladores e transformadores.
Mas o processo de reciclagem do PET tem suas peculiaridades: depois de coletadas, é preciso remover os rótulos e tampas; as garrafas são separadas por cor antes de serem trituradas; o material é lavado, seco e descontaminado para, então, ser derretido e transformado em grânulos. A partir daí, esses grânulos podem ser utilizados para dar vida a um novo produto, feito totalmente de material reciclado, ou ser combinados com resina virgem para a produção da nova solução.
Como você pode contribuir para a reciclagem?
Realizando a separação dos resíduos antes do descarte. Dessa forma, você ajuda a reduzir as chances de contaminação do material descartado, que é um dos grandes empecilhos para as operações de reciclagem. A separação também facilita o trabalho de catadores e cooperativas, tornando o processo mais ágil e assertivo.
Reciclagem na Valgroup
Além de ser uma das maiores produtoras e transformadoras de plástico do mundo, a Valgroup também se destaca por ser uma grande recicladora e por desenvolver soluções produzidas parcialmente ou integralmente com material reciclado, como é o caso da garrafa Naked, criada em parceria com a Danone para a marca de água Bonafont, feita 100% de resina PET reciclada, entre outras soluções que você pode conferir no nosso site, blog e redes sociais.
Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

Valgroup e Exxon Mobil colaboram no desenvolvimento de filmes Stretch Hood de alta performance sem EVA
Continuar lendo
Brasil recicla 410 mil toneladas de PET e consolida circularidade no setor
Continuar lendo
Valgroup lança soluções focadas em automação de fim de linha
Continuar lendo
Inovações Sustentáveis Valgroup: Compromisso com a sustentabilidade
Continuar lendo
Recicla Cidade: Promovendo a conscientização ambiental em Praia Grande
Continuar lendo
Otimizando a cadeia de suprimentos para reduzir o desperdício alimentar no varejo
Continuar lendo
Valgroup expande suas operações no mercado de tampas com a aquisição da Mirvi Brasil
Continuar lendo
Atleta Valgroup, Fernando Aranha, é campeão entre os cadeirantes na 98ª São Silvestre
Continuar lendo
Valgroup desenvolve projeto para filmes de enfardadeiras com 30% de PCR
Continuar lendo