RICERCA

Trova la soluzione ideale per la tua attività

Mentre navighi, abbiamo già riciclato:
reciclagem-icone
0
kg di plastica
Calcolo effettuato considerando il valore di 3,5 miliardi di bottiglie PET rimosse dall'ambiente ogni anno, diviso per un anno, includendo il numero di giorni, ore, minuti e secondi. Queste definizioni permettono di concludere che un giorno può essere convertito in un totale di 86.400 secondi. Basandosi su questo, insieme al tempo di navigazione dell'utente, si ottiene il numero mostrato nella calcolatrice del sito web.
Economia Circular

O presente e o futuro do PET PCR no Brasil

07/04/2022

Nos últimos anos, o PET pós-consumo reciclado (PCR) se valorizou, alterando significativa e positivamente o cenário econômico da reciclagem de PET no Brasil. O último censo publicado pela ABIPET, Associação Brasileira da Indústria do PET, mostrou que a quantidade de PET pós-consumo coletado retornou ao patamar de 2014, acima das 300 mil toneladas anuais.

Ainda de acordo com o censo, os grandes volumes de PET pós-consumo têm origem nos comerciantes de recicláveis que, por sua vez, adquirem o material de catadores. Dessa forma, quando o preço da sucata de PET pós-consumo é valorizado, aumenta também o estímulo para a coleta desse material pelos catadores, potencializando a reciclagem e o processo de bottle-to-bottle no país.

O que o futuro reserva para o PET PCR?

Segundo o Censo da ABIPET, em 2006, o Brasil registrou um índice de reciclagem de 51%. Foi a primeira vez que superou os 50%. Nos anos seguintes, essa taxa seguiu aumentando, alcançando seu ápice, 59%, em 2012. Após um período de declínio, o país se recuperou e fechou 2019 com a marca de 55%. Ainda que tenha se recuperado, esses dados mostram que o setor pouco evoluiu desde 2006.

No Brasil, o uso do PET PCR é voluntário. Isso significa que sua precificação, no longo prazo, estará alinhada à resina PET virgem. Entretanto, o custo de produção da resina PET PCR é muito superior ao custo de produção da resina PET virgem devido, sobretudo, às diferenças de escala produtiva. Isso faz com que a margem de lucro do setor de reciclagem seja mais baixa e, como consequência, não atraia novos investimentos.

Uma das maneiras mais efetivas para aumentar a taxa de reciclagem de PET é a regulamentação da Lei nº 12.305/10 – PNRS, que tornaria obrigatório o uso de uma quantidade mínima de resina PET PCR nas embalagens de PET, como forma de comprovar a logística reversa. Assim, veríamos uma crescente demanda pela resina PET PCR, o que geraria uma precificação desvinculada à da resina virgem, impulsionando uma reação em cadeia que atrairia novos investimentos e crescimento do setor.

Legislações como essa não são novidade: o Reino Unido e alguns estados dos Estados Unidos já possuem políticas de obrigatoriedade de uso de PET PCR em novas embalagens PET e esperam aumentar suas taxas de reciclagem com essa medida.

Soluções inovadoras Valgroup para PET reciclado

A Valgroup foi pioneira na implementação da tecnologia bottle-to-bottle no Brasil, sendo a primeira empresa a obter, em 2008, a homologação na ANVISA para o uso da resina PET PCR para contato direto com alimentos.

Nossa resina, por si só, já é uma solução inovadora, uma vez que a cada ano são introduzidas no mercado garrafas PET de difícil reciclagem, como as coloridas, com aditivos para extensão de shelf life, com rótulos de difícil remoção, entre outras, que dificultam e aumentam a perda do processo de reciclagem.

Nossa tecnologia tem sido aprimorada para fornecer aos nossos clientes uma resina PET PCR de alta qualidade, a fim de possibilitar sua utilização em até 100%, sem queda de performance no processo de transformação.

VEJA TAMBÉM

Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

...
17/06/2025
Valgroup e Exxon Mobil colaboram no desenvolvimento de filmes Stretch Hood de alta performance sem EVA
Continuar lendo
...
06/06/2025
Brasil recicla 410 mil toneladas de PET e consolida circularidade no setor
Continuar lendo
...
02/04/2025
Valgroup lança soluções focadas em automação de fim de linha
Continuar lendo
...
15/07/2024
Inovações Sustentáveis Valgroup: Compromisso com a sustentabilidade
Continuar lendo
...
28/02/2024
Recicla Cidade: Promovendo a conscientização ambiental em Praia Grande
Continuar lendo
...
19/02/2024
Otimizando a cadeia de suprimentos para reduzir o desperdício alimentar no varejo
Continuar lendo
...
25/01/2024
Valgroup expande suas operações no mercado de tampas com a aquisição da Mirvi Brasil
Continuar lendo
...
18/01/2024
Atleta Valgroup, Fernando Aranha, é campeão entre os cadeirantes na 98ª São Silvestre
Continuar lendo
...
18/01/2024
Valgroup desenvolve projeto para filmes de enfardadeiras com 30% de PCR
Continuar lendo
...
15/12/2023
Construindo o Futuro: A Jornada de Compromisso Social da Valgroup em 2023
Continuar lendo

Iscriviti per seguire tutte le nostre novità.