3º guia de sustentabilidade & reciclagem de plásticos e a discussão sobre a proibição dos produtos de uso único
08/03/2022Na edição 684 da Plásticos em Revista, veículo especializado na indústria do plástico, foi publicado o 3º Guia de Sustentabilidade & Reciclagem de Plásticos, que dá um panorama sobre os avanços e desafios enfrentados pelo setor.
O tema abordado nessa edição é a proibição dos produtos plásticos de uso único, principal resíduo pós-consumo para as operações de reciclagem, em decorrência da pressão do discurso contra o plástico, que faz com que empresas de todos os tamanhos e mercados optem por banir o uso de plástico em suas operações.
Como já foi comprovado em diversos estudos, o plástico traz benefícios não somente para indústrias e consumidores, mas também é o material que tem a menor pegada de carbono em relação àqueles comumente apresentados como alternativas mais sustentáveis, como o alumínio e o vidro. Dito isso, a reflexão proposta pelo guia é:
O que a indústria plástica brasileira ainda não faz e deveria fazer de concreto para frear essas proibições?
A pergunta foi feita para diversos membros do setor, entre eles para o Gerente de Sustentabilidade da Valgroup, João Henrique Alves, que deu o seu ponto de vista sobre a questão e apresentou potenciais caminhos para a solução desse desafio:
“Os dois pontos que vemos como fundamentais para a indústria plástica focar estão concentrados em comunicação e o incentivo para que os setores privados e públicos exerçam a prática da economia circular. No primeiro plano, a indústria plástica necessita reinventar sua comunicação, trazer para a sociedade as informações relevantes sobre o uso do plástico nas embalagens e os riscos sociais acarretados pelo seu banimento, como o encarecimento de produtos e serviços com consequente empobrecimento das classes de baixa renda. Em paralelo, cabe ao setor enfatizar para o público as ameaças para o agravamento das mudanças climáticas embutidas no uso de materiais mais emissores de carbono. Como foco dessa comunicação, temos o consumidor comum, de pouca percepção sobre a ciência por trás da engenharia dos materiais mas que, na prática, experimenta o conforto oferecido pelas embalagens plásticas. A opinião dessa população preocupa muito as empresas detentoras das grandes marcas de bens de consumo (brand owners). Por esse motivo, a conscientização dos consumidores, pautada em dados da ciência sobre os benefícios dos materiais plásticos e a importância da correta separação e destinação dos seus resíduos, traria menor pressão sobre essas companhias para efetuarem mudanças de materiais nas embalagens sem uma avaliação profunda dos impactos. Já no segundo plano, o incentivo ao desenvolvimento da economia circular deve ser priorizado…”
Confira a resposta completa e a análise de outros entrevistados pelo link https://plasticosemrevista.com.br/online/684/docs/plasticos_684.pdf
Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

Valgroup e Exxon Mobil colaboram no desenvolvimento de filmes Stretch Hood de alta performance sem EVA
Continuar lendo
Brasil recicla 410 mil toneladas de PET e consolida circularidade no setor
Continuar lendo
Valgroup lança soluções focadas em automação de fim de linha
Continuar lendo
Inovações Sustentáveis Valgroup: Compromisso com a sustentabilidade
Continuar lendo
Recicla Cidade: Promovendo a conscientização ambiental em Praia Grande
Continuar lendo
Otimizando a cadeia de suprimentos para reduzir o desperdício alimentar no varejo
Continuar lendo
Valgroup expande suas operações no mercado de tampas com a aquisição da Mirvi Brasil
Continuar lendo
Atleta Valgroup, Fernando Aranha, é campeão entre os cadeirantes na 98ª São Silvestre
Continuar lendo
Valgroup desenvolve projeto para filmes de enfardadeiras com 30% de PCR
Continuar lendo