BUSCA

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Enquanto você navega, retiramos:

0 garrafas PET do meio ambiente

Economia Circular

Como identificar as embalagens recicláveis?

18/08/2022

Já reparou que, nos rótulos ou na própria embalagem plástica, existe um símbolo triangular formado por setinhas e, dentro dele, um número de 1 a 7?


Muitas vezes, ele passa despercebido, mas está ali por um motivo muito importante: identificar de que tipo de plástico aquela embalagem é feita para facilitar a separação e a reciclagem. Por isso, é importante sempre conferir.

O uso desse sistema de identificação não é necessariamente obrigatório, mas é amplamente utilizado pelos fabricantes, justamente pelo seu impacto na reciclagem e na economia circular.

Identificando o material da embalagem

Agora que você já sabe o que são essas numerações, que tal saber a que tipo de plástico cada número corresponde?

 

1 PET (Tereftalato de Polietileno)


Muito presente em nossas vidas, especialmente em garrafas de água e refrigerante, o PET é um dos plásticos recicláveis mais comuns.

É um termoplástico, ou seja, pode ser aquecido e derretido sem perder suas características, o que faz dele um material muito valorizado em toda a cadeia do plástico, dos catadores aos produtores de bens de consumo, por isso, apresenta altas taxas de reciclagem.

2 PEAD (Polietileno de Alta Densidade)


O PEAD é um material versátil, bastante utilizado na fabricação de tampas e embalagens, como frascos de amaciantes, alvejantes, shampoos, sacolas de supermercados, potes e utilidades domésticas. É inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e tem excelente resistência química.


3 PVC (Policloreto de Vinila)


O PVC é conhecido por seu uso na construção civil, em tubulações de água e esgoto, mas também pode ser encontrado em embalagens, como as de óleos comestíveis, de água mineral e potes de maionese, por exemplo.

 

4 PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)


O PEBD é um tipo de plástico flexível, leve, transparente e impermeável, por isso, é muito usado na fabricação de sacolas para supermercados e lojas, embalagens de leite, de alimentos como pães, frios e embutidos e de materiais hospitalares.

 

5 PP (Polipropileno)


O PP é produzido a partir do gás propeno. Tem como características ser inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura, além de conservar bem aromas. É por isso que o PP é utilizado em filmes para embalagens e alimentos, na fabricação de produtos industriais e de construção civil, como cordas, tubos para água quente, fios e cabos.

 

6 PS (Poliestireno)


Leve, isolante térmico, baixo custo, flexível e moldável sob a ação do calor, o PS é usado para fabricar embalagens de iogurtes, sorvetes e doces, frascos, partes de eletrodomésticos, em brinquedos e em alguns produtos descartáveis, como copos plásticos e aparelhos de barbear.

 

7 Outros

Nessa categoria, estão todos os outros polímeros. Um dos mais comuns é o BOPP (polipropileno biorientado), presente em pacotes de salgadinhos, biscoitos e batatas, por exemplo. Pode ser reciclado quando não está em forma de adesivo, a cola inviabiliza o processo.

Identificou o material da embalagem que você vai descartar?

Agora é só separar e aguardar a coleta seletiva. Se a sua cidade não oferece esse serviço, basta entrar em contato com a prefeitura ou órgão responsável para se informar sobre locais de descarte adequados.

Reciclagem na Valgroup

Além de ser uma das maiores produtoras e transformadoras de plástico do mundo, a Valgroup também é uma das maiores recicladoras. Inclusive, a empresa nasceu como uma recicladora.

Constantemente, a Valgroup investe na expansão da sua capacidade de reciclagem, visando alcançar uma de suas principais metas ambientais: passar a reciclar 100% do volume produzido a partir de 2040.

Conheça os compromissos ambientais da Valgroup em www.valgroupco.com/sustentabilidade/

VEJA TAMBÉM

Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

...
18/04/2024
M. Dias Branco apresenta embalagem de Cream Cracker feita com plásticos reciclados
Continuar lendo
...
15/03/2024
Valgroup conquista o 1º Lugar no Premium Suppliers da FEMSA com o Projeto Óculos de Realidade Assistida
Continuar lendo
...
28/02/2024
Recicla Cidade: Promovendo a conscientização ambiental em Praia Grande
Continuar lendo
...
19/02/2024
Otimizando a cadeia de suprimentos para reduzir o desperdício alimentar no varejo
Continuar lendo
...
25/01/2024
Valgroup expande suas operações no mercado de tampas com a aquisição da Mirvi Brasil
Continuar lendo
...
18/01/2024
Atleta Valgroup, Fernando Aranha, é campeão entre os cadeirantes na 98ª São Silvestre
Continuar lendo
...
18/01/2024
Valgroup desenvolve projeto para filmes de enfardadeiras com 30% de PCR
Continuar lendo
...
15/12/2023
Construindo o Futuro: A Jornada de Compromisso Social da Valgroup em 2023
Continuar lendo
...
14/12/2023
Masterbatches brancos Valgroup para embalagens e peças plásticas de qualidade
Continuar lendo
...
14/12/2023
BagLixo Valgroup: Transformando o descarte em Eficiência
Continuar lendo

Cadastre-se para acompanhar todas as nossas novidades.