SEARCH

Find the ideal solution for your business

While you browse, we've recycled:

0 kg of plastic

Machines

Como garantir mais estabilidade para seus paletes

11 de August de 2022

A perda de produtos durante o transporte é um problema que acomete grande parte das empresas ao redor do mundo. Uma estimativa da FMI (Food Marketing Institute) nos traz que o custo com produtos invendáveis, ou seja, produtos danificados ou descartados, gira em torno de $15 bilhões de dólares por ano.

Outro dado chocante, trazido pela revista americana Retail Leader, nos mostra a importância de ligarmos um alerta para essa situação. Segundo eles, os produtos invendáveis representam custos bastante significativos para o mercado de alimentos e de bens de consumo, impactando os resultados de fabricantes e distribuidores em mais de 2% da receita bruta anual.

Trazendo para o nosso dia-a-dia, quantas vezes chegamos nas lojas e supermercados e nos deparamos com produtos amassados, quebrados, com embalagens danificadas e muitas vezes até estragados. A maioria dos consumidores, com razão, se esquivam desses produtos por causa da sensação de insegurança passada por essas condições, obrigando os supermercados a realizarem o descarte destes produtos.

A segurança dos produtos envolve muitos fatores que vão desde a engenharia das embalagens primárias, aquelas que entram em contato direto com o produto, até a forma como as cargas paletizadas são dispostas e travadas nos caminhões. Um fator primordial, porém que não é dada tanta atenção em grande parte das empresas, é a estabilidade promovida pela aplicação correta do filme stretch.

Como já falamos em outra publicação, a aplicação de filme tem como função unitizar os produtos sobre o palete, facilitando assim seu transporte. Apesar de ser uma operação simples, que consiste em embalar e compactar os produtos através de uma película plástica, ela envolve uma série de variáveis que, se não observadas e bem controladas, podem gerar um risco para a segurança dos produtos.

Neste artigo, trazemos três características fundamentais para se garantir a estabilidade de suas cargas paletizadas através do filme stretch e mitigar assim a perda de produtos no transporte.

A primeira delas é garantir a devida retenção de carga para o palete como um todo. Retenção de carga pode ser entendida como a força de contenção/compactação realizada pelo filme contra a carga. Ela é a responsável por manter os produtos estáveis mesmo em situações críticas do transporte como frenagens e vibrações e é o resultado dos parâmetros de aplicação utilizados no envolvimento tais como número de voltas, estiramento, tensionamento, sobreposição e tipo de filme utilizado. Falhas ao se aplicar corretamente o filme geram baixa retenção de carga, que por sua vez gera alto deslocamento de produtos e baixa estabilidade da carga.

A segunda característica tem relação com a aplicação de filme sobre o palete de madeira. É de extrema importância que o filme stretch esteja aplicado também no palete, com cobertura de no mínimo 10 cm de sua altura, fazendo assim sua união aos produtos e transformando a carga em uma unidade concisa e estável. A falta dessa prática é a causa de muitos acidentes durante o transporte, pois em frenagens ou curvas bruscas, todos os produtos tendem a se deslocar como um bloco para fora do palete de madeira, gerando assim tombamentos e perdas.

Por último, a estabilidade da carga depende de mais um ponto chave: a qualidade da aplicação. Uma embalagem bem feita requer a utilização de um filme com propriedades adequadas para seu tipo de produto e processo de aplicação. Filmes com baixa aderência, por exemplo, podem fazer com que as voltas finais do envolvimento se soltem do palete e fiquem se arrastando pelo chão, gerando assim um risco para a estabilidade da carga. Já filmes com baixa resistência à perfuração tendem a se romper facilmente quando em contato com algum agente externo ou até mesmo com os próprios produtos embalados, quebrando a integridade da carga contra poeira, sujidades ou até mesmo perdendo a impermeabilização.

Estas são apenas algumas dicas para alcançar uma boa estabilidade de carga. De maneira prática, procure boas formas de aplicação de filme, tais como máquinas envolvedoras com recursos adequados e também filmes de boa qualidade. A união desses dois fatores é a chave para o sucesso de sua operação!

Possuímos um portfólio completo de máquinas envolvedoras para contribuir com o seu negócio.

Acesse nossa página e veja como podemos auxiliá-lo a reduzir o consumo de filme e garantir a estabilidade de seus paletes.