BÚSQUEDA

Encuentre la solución ideal para su negocio

Mientras usted navega, retiramos:

0 botellas PET del medioambiente

Máquinas

Otimize e valide seu processo de paletização com o Load Test Center (LTC) | Estudo de Caso: Envasadora de Água Mineral

02/10/2023

Como demonstrado em nosso último artigo, se você está buscando maneiras de otimizar o uso das embalagens e validar seu processo atual de paletização, nosso laboratório, Load Test Center (LTC), está pronto para oferecer soluções inteligentes e estratégicas que irão transformar sua operação, entregando redução de desperdícios, sustentabilidade e segurança de carga.

 

Com um olhar atento às necessidades de nossos clientes, nossa equipe de especialistas irá ajudá-lo a otimizar os processos de paletização ideais para seus produtos. Partindo da seleção dos materiais mais adequados até o desenvolvimento da aplicação e a validação por meio dos ensaios de simulação de transporte.

No artigo de hoje, trazemos um projeto de otimização no qual reduzimos o consumo de filme stretch e o custo de frete de nosso cliente. Por questões de confidencialidade no projeto, trataremos o cliente pelo nome de Lorena Bebidas.

 

Conhecendo as dores do cliente

A Lorena Bebidas possui mais de 44 anos de atividade e está presente no dia a dia dos brasileiros fornecendo o que há de melhor em sua categoria. Atualmente possui 7 grandes fábricas, com instalações modernas e processos de última geração.

No entanto, a empresa ainda enfrentava um grande desafio quanto a aplicação do filme stretch em seus paletes. Através de uma visita para levantamento de oportunidades e mapeamento do processo de embalagem, identificamos alguns problemas como: cargas instáveis para transporte, especificação incorreta do stretch, consumo excessivo e amassamento de produtos.

Deste modo, iniciamos um estudo completo de otimização do processo de paletização, desde a seleção do filme correto até a validação do projeto através dos ensaios de transporte.

Nos tópicos a seguir abordaremos as fases e os resultados obtidos para a Lorena Bebidas:

 

Estruturação do projeto no LTC

1) Avaliação das cargas recebidas

A primeira fase do projeto consistiu em uma avaliação da paletização atual do cliente através das cargas recebidas no LTC. Em uma análise inicial, submetemos estas cargas, da forma como chegaram ao laboratório, a um ensaio de aceleração.

O ensaio de aceleração consiste em acelerar o palete de forma brusca, com intervalos e intensidades definidos pela norma europeia EUMOS 40509. Nesta etapa, é definido nosso baseline do projeto, ou seja, intensidade de aceleração a qual a carga ultrapassa o limite de deformação permitido pela norma (10% da altura da carga).

Continuando a avaliação, verificamos a distribuição de voltas, a sobreposição e o consumo total de filme stretch na carga, para coletar possíveis falhas no processo de envolvimento.

Por fim, remontamos a carga após o ensaio, para que iniciemos o trabalho de otimização sem nenhuma influência de deformação ou danos nos produtos. Aproveitamos aqui para avaliarmos as possíveis oportunidades de mudança de amarração dos pacotes e produtos, podendo gerar assim ganhos na cubagem da carga, ou seja, aumento da quantidade de produtos por palete.

No caso da Lorena Bebidas, ultrapassamos a deformação permitida com a intensidade 0,25G de aceleração, se tornando nosso baseline para o trabalho. Verificamos que o filme stretch utilizado, com largura de 500 mm, não era o mais adequado para promover estabilidade, e sim o de 750 mm de largura. Foi identificada também a oportunidade de melhorar a amarração dos produtos na carga, aumentando sua cubagem de 38 para 40 fardos por camada.

 

2) Otimização da aplicação

A segunda etapa do projeto consistiu no desenvolvimento de um novo processo de paletização com base nas boas práticas do LTC, selecionando o filme e parâmetros de aplicação ideais para o envolvimento da carga em questão.

Utilizando nossa experiência, guias práticos do LTC e os recursos exclusivos de avaliação de propriedades do filme stretch, ajustamos a largura do filme de 500mm para 750mm, mantendo a espessura em 25µm (vinte cinco micras).

Em seguida, definimos o tipo de máquina envolvedora (semiautomática ou automática), de acordo com a realidade da linha do cliente, e os parâmetros críticos para o processo de paletização tais como: pré-estiramento, tensionamento, sobreposição e número de voltas. A correta seleção destes parâmetros é essencial para extrair as propriedades mecânicas do stretch, fornecer estabilidade à carga e manter o consumo em nível otimizado.

 

3) Validação da aplicação

Com a nova aplicação desenvolvida, partimos para a validação do processo através dos ensaios de estabilidade e segurança da carga. 

Todo trabalho de desenvolvimento realizado no LTC é validado cientificamente por meio de ensaios de transporte normatizados, seguindo as diretrizes das normas ASTM e EUMOS. Essas normas nos dão embasamento para assegurar a qualidade da nova paletização e a segurança dos produtos durante todo seu o transporte.

Nossa abordagem, baseada em dados e normas, nos permite fornecer soluções de paletização confiáveis para nossos clientes, assegurando que suas mercadorias chegarão em perfeitas condições ao consumidor final.

As imagens abaixo demonstram o ensaio de aceleração, destacando as variações de desempenho da carga com a aplicação original (cenário real do cliente) em comparação com a aplicação otimizada desenvolvida no LTC, quando submetidas a mesma intensidade de aceleração (0,25G).

Dando continuidade à validação após o ensaio de aceleração, realizamos os ensaios de Inclinação, Vibração e Manipulação, simulando os diversos esforços que uma carga sofre durante o transporte. As imagens abaixo ilustram o comportamento de diferentes tipos de carga ao passarem por estes ensaios.

 

Resultados e benefícios para a Lorena Bebidas

O demonstrativo a seguir resume os resultados obtidos com a otimização do processo de paletização, indicando o consumo de filme, a quantidade de pacotes por camada e a validação da segurança de carga antes e após a realização do projeto.

É possível observar uma redução de 36% no consumo de stretch (redução de custo de embalagem), aumento de 5,2% na cubagem dos paletes (redução de custo de frete) e garantia da estabilidade de carga nos ensaios.

 

Conclusão

Em suma, um trabalho para otimização dos processos de paletização representa um passo significativo em direção a um futuro mais eficiente e sustentável para as operações logísticas. Os resultados obtidos e as soluções aqui desenvolvidas têm o potencial de revolucionar a forma como abordamos o uso de embalagens e o transporte de produtos, tornando-as mais seguras, econômicas e sustentáveis.

Não perca a oportunidade de experimentar os resultados surpreendentes do nosso trabalho. Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos mostrar como podemos otimizar a estabilidade e segurança das suas cargas.

Estamos ansiosos para fazer parte do seu sucesso!

Invista em segurança, eficiência e sustentabilidade com o Load Test Center!

 

VEA TAMBIÉN

Conozca todas las novedades del universo de la tecnología, innovación y sostenibilidad del plástico

...
18/04/2024
M. Dias Branco presenta embalaje de Cream Cracker hecho con plásticos reciclados
Sigue leyendo
...
15/03/2024
Valgroup conquistó el 1º Lugar en el Premium Suppliers de FEMSA con el Proyecto Gafas de Realidad Asistida
Sigue leyendo
...
28/02/2024
Recicla Ciudad: Promoviendo la concientización ambiental en Praia Grande
Sigue leyendo
...
19/02/2024
Optimizando la cadena de suministro para reducir el desperdicio de alimentos en el mercado minorista
Sigue leyendo
...
25/01/2024
Valgroup expande sus operaciones en el mercado de tapas con la adquisición de Mirvi Brasil
Sigue leyendo
...
18/01/2024
Atleta Valgroup, Fernando Aranha, es campeón entre los usuarios de sillas de ruedas en la 98ª San Silvestre
Sigue leyendo
...
18/01/2024
Valgroup desarrolla proyecto para películas de empacadoras con 30% de PCR
Sigue leyendo
...
15/12/2023
Construyendo el Futuro: La Jornada de Compromiso Social de Valgroup en 2023
Sigue leyendo
...
14/12/2023
Masterbatches blancos Valgroup para envases y piezas plásticas de calidad
Sigue leyendo
...
14/12/2023
BagLixo Valgroup: Transformando los residuos en Eficiencia
Sigue leyendo

Suscríbete para seguir todas nuestras novedades.