Hábitos para ter uma vida mais sustentável em 2022
08/03/2022O que fazemos no nosso dia a dia impacta o meio ambiente, já que diversas ações da nossa rotina deixam uma pegada de carbono, assim como o destino que damos aos resíduos pós consumo.
Por isso, adquirir hábitos mais sustentáveis faz toda a diferença na preservação do nosso planeta.
Confira algumas dicas vão te ajudar a reduzir o seu impacto no meio ambiente em 2022:
Separar e reciclar o lixo
A necessidade de reciclar e os seus benefícios são amplamente discutidos, mas o que nem todos sabem é que um dos principais problemas dos processos de reciclagem em geral é a contaminação por outros materiais, sejam restos de alimentos, materiais não-recicláveis ou resíduos não compatíveis com determinados tipos de reciclagem.
Caso você não tenha estrutura para realizar essa separação em casa, muitas cidades brasileiras contam com cooperativas que fazem a triagem de materiais e os encaminham para as recicladoras.
Optar por produtos ou embalagens recicladas
A crescente preocupação com o meio ambiente por parte dos consumidores faz com que empresas busquem se adaptar à nova realidade e, assim, entreguem a esse consumidor exigente e bem informado soluções recicladas e recicláveis.
Optando por essas soluções, você estimula o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Um exemplo é a garrafa LOOP, da Bonafont, feita 100% de PET pós consumo reciclável.
Descartar eletrônicos de maneira adequada
Alguns componentes de aparelhos eletrônicos, como pilhas e baterias, têm substâncias tóxicas, e seu descarte inadequado prejudica muito a natureza. Para enfrentar esse problema, existem pontos de coleta específicos para este tipo de material, como algumas escolas e lojas de equipamentos, para citar alguns exemplos. Consulte a prefeitura da sua cidade ou secretaria responsável para identificar esses pontos e adote esse hábito.
Economizar água em casa
De acordo com a SABESP, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, um banho de 15 minutos pode gastar de 45 a 135 litros de água.
Diminuir o tempo de chuveiro, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava as louças e limitar a quantidade de água para a limpeza do quintal ou da garagem são alguns exemplos de como podemos utilizar menos água no nosso dia a dia e ainda economizar dinheiro.
Aproveitar TODO o alimento
Todas as partes de legumes, verduras e frutas podem ser aproveitadas, mas esse é um hábito pouco comum na cozinha brasileira.
O talo das verduras, as cascas das frutas e até as sementes podem ser ingredientes de pratos saborosos e bastante nutritivos, como bolos, pães, risotos e muito mais, além de fazer as suas compras e dinheiro renderem mais.
Deixar o carro na garagem
Além de economizar com combustível, utilizar menos o carro é bom para o meio ambiente, mantém o ar da cidade mais puro e, caso você opte por caminhar ou pedalar, por exemplo, ainda transforma a ida e a volta do trabalho e demais atividades cotidianas em exercícios físicos.
Economizar energia elétrica
Até a luz vermelha do standby consome eletricidade. Assim, a primeira dica para economizar energia (e dinheiro) é desligar os eletrodomésticos da tomada quando não for mais usá-los.
Além disso, a manutenção também faz diferença na eficiência energética dos aparelhos, isso porque o mau funcionamento pode fazer com que ele demande mais energia para desempenhar sua função.
Apesar de mais caras, lâmpadas de LED duram mais e gastam menos energia, o que, no longo prazo, representa economia de dinheiro e de recursos.
Comprar em segunda mão
Comprar um produto usado dispensa a necessidade da extração dos recursos naturais usados para a produção de um novo e da energia que seria utilizada no processo produtivo, diminuindo, assim, a emissão de gases do efeito estufa, além de fomentar a economia circular.
Consertar sempre que possível
Assim como a dica anterior, consertar objetos e equipamentos antes de descartá-los prolonga sua vida útil. Sejam eletrodomésticos, roupas e muitos outros bens de consumo, consertar significa economizar os recursos naturais, energia, emissões de gases do efeito estufa, além, é claro, de dinheiro.
Cuidar do nosso planeta é responsabilidade de todos nós e apenas juntos vamos conseguir protegê-lo dos impactos do nosso estilo de vida. Que tal começar em 2022 (ou hoje mesmo)?
Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

Valgroup e Exxon Mobil colaboram no desenvolvimento de filmes Stretch Hood de alta performance sem EVA
Continuar lendo
Brasil recicla 410 mil toneladas de PET e consolida circularidade no setor
Continuar lendo
Valgroup lança soluções focadas em automação de fim de linha
Continuar lendo
Inovações Sustentáveis Valgroup: Compromisso com a sustentabilidade
Continuar lendo
Recicla Cidade: Promovendo a conscientização ambiental em Praia Grande
Continuar lendo
Otimizando a cadeia de suprimentos para reduzir o desperdício alimentar no varejo
Continuar lendo
Valgroup expande suas operações no mercado de tampas com a aquisição da Mirvi Brasil
Continuar lendo
Atleta Valgroup, Fernando Aranha, é campeão entre os cadeirantes na 98ª São Silvestre
Continuar lendo
Valgroup desenvolve projeto para filmes de enfardadeiras com 30% de PCR
Continuar lendo