BUSCA

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Enquanto você navega, já reciclamos:
reciclagem-icone
0
kg de plástico
Cálculo feito considerando o valor de 3,5 bilhões de garrafas PET retiradas do meio ambiente anualmente, dividido por um ano, incluindo os números de dias, horas, minutos e segundos. Essas definições permitem concluir que um dia pode ser convertido em um total de 86.400 segundos. Com base nisso, junto ao tempo de navegação do usuário, se resulta no número apresentado na calculadora do site.
Economia Circular

Você sabe o que é Reciclabilidade?

12/05/2022

Apesar de serem termos parecidos e relacionados, para um resíduo pós-consumo, ter reciclabilidade e ser reciclável não são necessariamente a mesma coisa. Por diferentes motivos, como dificuldade de coleta, alto custo de reciclagem e ineficiência econômica da operação, indisponibilidade de tecnologia ou falta de iniciativas para reaproveitá-lo em escala industrial, por exemplo, é comum que um material seja reciclável, mas não seja reciclado.

Foi assim que a reciclabilidade se tornou uma das características mais importantes de qualquer material produzido nos dias atuais, devido à crescente discussão sobre o impacto ambiental da produção e dos resíduos pós-industriais e pós-consumo. Essa característica tem a ver com a capacidade operacional de recicladoras, assim como a adequação de determinados produtos a essas operações, por isso, especialistas defendem que a preocupação dos fabricantes com a reciclabilidade deve estar presente desde a concepção e design de embalagens e produtos em geral.

A importância da reciclabilidade

Um cidadão norte-americano produz, em média, dois quilos de lixo por dia. No Brasil, essa quantidade cai pela metade, mas isso não os impede de produzir 55 trilhões de quilos de lixo em apenas um ano. O maior problema, além do enorme montante de lixo e do descarte inadequado, é que parte dos resíduos que são recicláveis tem baixa reciclabilidade e acabam na natureza ou em aterros, quando poderiam ganhar um novo ciclo de vida por meio da reciclagem, caso houvesse estrutura para atender à demanda ou planejamento desde começo do processo de desenvolvimento do produto ou embalagem.

E os plásticos?

Apesar de ser totalmente reciclável, pela reciclagem química ou mecânica, o plástico não está imune aos problemas de reciclabilidade, assim como diversos materiais. As embalagens plásticas flexíveis são as que enfrentam maiores dificuldades, por fatores como ter camadas de diferentes materiais, o que torna sua composição mais complexa, dificultando o processo de reciclagem.

A impressão nas embalagens é outro obstáculo à sua reciclagem. Para amenizar estas questões, foram desenvolvidas tintas à base de água que são removidas na reciclagem, usando o processo com água em alta temperatura.

Outra técnica utilizada por alguns recicladores é submeter embalagens com impressão a um processo abrasivo para desgastá-las, mas este é um processo que prejudica as propriedades do plástico, gerando desperdícios.

Tudo isso torna a reciclagem menos eficiente e lucrativa, ou seja, via de regra, quanto maior a presença de contaminantes coloridos, aditivos e outras substâncias no plástico reciclado, menor o preço de mercado, menor o interesse dos catadores e, assim, maior a quantidade de lixo.

Valgroup e Deink Brasil

Falando em desafios para a reciclagem de embalagens flexíveis, para alcançar a meta de passar a reciclar 100% do que produz até 2040, a Valgroup investe na Deink Brasil, empresa desenvolvedora do inovador processo de destintamento, que promove a remoção total das tintas dos resíduos plásticos impressos, seja de origem pós-industrial ou pós-consumo. Com isso, é possível incluir na cadeia de reciclagem mecânica produtos que hoje são aterrados, ampliando a economia circular.

Calculando a reciclabilidade

Recentemente, a Rede pela Circularidade do Plástico, primeira e maior iniciativa brasileira a favor da Economia Circular para os plásticos e da qual a Valgroup é membro, desenvolveu a RETORNA, uma ferramenta online e gratuita que calcula o índice de reciclabilidade de embalagens plásticas em desenvolvimento, tendo como base o cenário brasileiro e as especificidades de cada região. Dessa forma, contribui para a criação de embalagens mais adequadas às operações de reciclagem por todo o país, reduzindo o desperdício de recursos naturais e energia, além de fazer com que menos lixo acabe na natureza ou em aterros.

Ficou curioso para ver como a RETORNA funciona? Acesse e faça o teste com a sua embalagem. Leva apenas alguns minutos.

www.redeplastico.com.br/retorna-projeto/

Para saber mais sobre as iniciativas e metas de reciclagem da Valgroup, acesse
www.valgroupco.com/sustentabilidade/

VEJA TAMBÉM

Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

...
17/06/2025
Valgroup e Exxon Mobil colaboram no desenvolvimento de filmes Stretch Hood de alta performance sem EVA
Continuar lendo
...
06/06/2025
Brasil recicla 410 mil toneladas de PET e consolida circularidade no setor
Continuar lendo
...
02/04/2025
Valgroup lança soluções focadas em automação de fim de linha
Continuar lendo
...
20/08/2024
Conheça a solução BOPP da Valgroup para In Mold Label
Continuar lendo
...
20/08/2024
Inovação e Sustentabilidade: Conheça a nova tampa ‘Snap on Flip Top’ da Valgroup
Continuar lendo
...
15/07/2024
Valgroup Run 2024: Corrida e Solidariedade com a novidade Valgroup Run Kids
Continuar lendo
...
15/07/2024
A importância do shelf life para segurança alimentar e a redução de desperdício
Continuar lendo
...
15/07/2024
Inovações Sustentáveis Valgroup: Compromisso com a sustentabilidade
Continuar lendo
...
14/06/2024
Valgroup é a nova fornecedora de embalagens Tissue para a Bracell
Continuar lendo
...
14/06/2024
Comerc Energia inaugura o complexo fotovoltaico São João do Paracatu, e Valgroup amplia seu consumo de energia renovável, reforçando o compromisso com a sustentabilidade
Continuar lendo

Cadastre-se para acompanhar todas as nossas novidades.