SEARCH

Find the ideal solution for your business

While you browse, we've recycled:

0 kg of plastic

Institutional

Como o plástico revolucionou a logística dos produtos?

6 de October de 2022

Presente em nosso dia a dia e em todos os setores da economia, o plástico tornou-se a principal opção de material para embalar e armazenar produtos dos mais variados segmentos, tanto no transporte como nas prateleiras. Mas você já se perguntou por que as indústrias optam por esse material?

Do ponto de vista econômico

As embalagens feitas de plástico são versáteis, leves e mais baratas do que outros materiais, como vidro, papel e alumínio, o que permite sua utilização em diversos tipos de produtos, gerando grande economia para as operações. Você sabia que, por exemplo, é possível formar um fardo de garrafas de refrigerante com apenas alguns gramas de plástico? Isso impacta diretamente nos custos com embalagens e, consequentemente, no preço final dos produtos, deixando-os mais baratos. Isto significa que a utilização do plástico na cadeia logística tornou produtos em geral mais acessíveis a todos.

Redução de perdas e desperdícios

O plástico também é muito flexível e resistente. Por isso, teve um grande impacto na segurança e integridade dos produtos durante a cadeia logística, sendo responsável por uma drástica redução de perdas e desperdícios no transporte da fábrica às prateleiras e também do supermercado até as nossas casas. O filme plástico, por exemplo, oferece uma maneira de compactar, cobrir, impermeabilizar e proteger os produtos paletizados, evitando assim eventuais problemas durante sua movimentação desde a origem até seu destino final.  

 

Redução do impacto no meio ambiente

Além de proteger os materiais, as embalagens plásticas também têm um impacto ambiental menor quando comparadas às alternativas.

E isso se deve a diversos fatores:

O plástico é leve e resistente, sendo assim, otimiza o desempenho das embalagens, reduzindo assim a quantidade de material necessário para sua produção.

 

O plástico demanda menor gasto de energia e água para ser produzido.

 

A maior parte dos plásticos produzidos atualmente pode ser reciclada e o reaproveitamento desses materiais contribui diretamente para o fortalecimento da Economia Circular e para a produção de embalagens recicladas pós-consumo.

 

Tudo isso promove uma drástica redução nas emissões de gás carbônico e no impacto ambiental!

 

Soluções Valgroup

 

Com um portfólio completo, a Valgroup oferece soluções completas para o transporte de produtos como os filmes stretch e shrink, além de diversas opções de máquinas envolvedoras. Possuímos também o maior laboratório de simulação de transportes das Américas, o Load Test Center (LTC), no qual desenvolvemos aplicações eficientes de embalagens focadas na eficiência de sua operação!


Conheça as soluções da Valgroup e as suas iniciativas de sustentabilidade em nosso site https://valgroup.com.br/