Embalagem monomaterial – Porque, na reciclagem, menos é mais
15/06/2022Embora os componentes de embalagens plásticas multimateriais sejam essencialmente recicláveis, hoje em dia, a reciclagem desse tipo de resíduo ainda é um desafio para a economia circular devido à ausência de tecnologias para a separação eficiente desses diferentes componentes, o que torna o processo trabalhoso e custoso do começo ao fim. Além disso, muitas vezes, o produto final não tem a qualidade esperada, já que a dificuldade de separação pode resultar na contaminação de um material pelo outro.
Para se ter uma ideia, prevenir ou pelo menos minimizar essa contaminação requer uma série de processos: o primeiro passo é uma separação primária, seguido pela trituração, que gera grânulos que serão lavados e passarão por outra etapa de triagem, sendo separados por cor, densidade e outras propriedades, para então serem processados.
Falamos sobre reciclabilidade aqui.
Ilustrando o desafio
As partes que compõem uma embalagem plástica, como tampas e rótulos, por exemplo, assim como suas diferentes camadas, na maioria das vezes, são feitas de polímeros diferentes, que exigem processos distintos de reciclagem, isso quando suas moléculas não são compatíveis.
O PET e o PVC são um exemplo clássico. Isso porque o PET requer altas temperaturas para ser processado, o que, por sua vez, faz com que o PVC seja reduzido a algumas substâncias contaminantes, como o ácido clorídrico. Por isso, mesmo pequenas quantidades de PVC podem impossibilitar a reciclagem do PET.
As vantagens do monomaterial na reciclagem
Embalagens com apenas um tipo de plástico dispensam a etapa de separação do material, facilitando e agilizando a reciclagem, além de resultar em uma resina de melhor qualidade, adequada para mais aplicações, o que aumenta o seu valor agregado e acaba atraindo o interesse de toda a cadeia, de catadores a transformadores.
Então por que produzir embalagens com diferentes materiais?
Porque cada material oferece diferentes características às embalagens, como resistência, impermeabilidade, barreira a gases e proteção contra a luz, e desempenham, juntas, a função de conservar o produto da melhor maneira possível.
Por isso, é desafiador desenvolver soluções monomateriais que também garantam uma proteção efetiva do produto.
As embalagens monomateriais da Valgroup
A sustentabilidade sempre pautou a atuação da Valgroup, por isso, projetamos soluções que fortalecem a economia circular e oferecem a confiança que nossos clientes buscam.
No nosso portfólio, você encontra embalagens monomateriais sustentáveis e inovadoras, desenvolvidas para atender às necessidades do mercado e do meio ambiente.
Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

Valgroup e Exxon Mobil colaboram no desenvolvimento de filmes Stretch Hood de alta performance sem EVA
Continuar lendo
Brasil recicla 410 mil toneladas de PET e consolida circularidade no setor
Continuar lendo
Valgroup lança soluções focadas em automação de fim de linha
Continuar lendo
Conheça a solução BOPP da Valgroup para In Mold Label
Continuar lendo
Inovação e Sustentabilidade: Conheça a nova tampa ‘Snap on Flip Top’ da Valgroup
Continuar lendo
Valgroup Run 2024: Corrida e Solidariedade com a novidade Valgroup Run Kids
Continuar lendo
A importância do shelf life para segurança alimentar e a redução de desperdício
Continuar lendo
Inovações Sustentáveis Valgroup: Compromisso com a sustentabilidade
Continuar lendo
Valgroup é a nova fornecedora de embalagens Tissue para a Bracell
Continuar lendo